Titular: Helio Fernandes

quinta-feira, 25 de abril de 2019

MORREU O SEGUNDO ATINGIDO POR UM
DOS 80 TIROS DE FUZIS MILITARES

HELIO FERNANDES

Os criminosos, (alem do mais, mentirosos e mistificadores) responderão
perante a Justiça Militar. No dia da segunda morte, apareceu na
televisão, fardado, um general de 4 estrelas, Comandante do Exercito
do Sudeste, (não é pouca coisa) comentando a "lamentável fatalidade".
Durante a ditadura de 64, (e em todas as outras) civis respondiam
perante juízes militares.

Junho de 1967. Eu já estava cassado, preso varias vezes, (duas no
DOI-CODI, uma na Policia do Exercito) fui intimado a ir depor na nona
Vara Militar. Fui com Sobral Pinto, ficamos esperando de 1 ás 4. Quase
encerrando o  expediente, o major(fardado) que presidia os trabalhos,
chamou Sobral, disse," pode defender seu cliente".

Sobral não hesitou, perguntou: "O senhor é analfabeto? Acima da sua
cabeça, tem uma placa, onde está escrito:nona Vara Militar. O senhor
está vendo o meu cliente fardado?". O major ficou furioso, gritou: "O
senhor está se aproximando da insubordinação". Sobral respondeu:
"O senhor já desrespeitou a lei, quer julgar um civil jornalista".

O major tocou a campainha, apareceu um sargento, recebeu a
ordem: "Recolha o doutor Sobral". Nos círculos militares e policiais,
essa palavra é sinônimo de prisão.Para mim ele falou:" Pode se
retirar, receberá outra intimação, não pode depor sem advogado".

Sai quase correndo, movimentei os círculos mais altos dos jornais, dos
advogados, escritores, OAB, começou uma batida por toda a cidade, para
encontrar o famoso advogado. Quase 2 dias depois, foi localizado numa
antiga delegacia policial, desativada. Perto da Central do Brasil.
Doutor Sobral e um vigia, que não sabia o que estava acontecendo.

PS- MEMORÁVEL.

PS2- E ainda dizem que em 64, não houve golpe ditatorial.
 
È POSSIVEL QUE O PLENARIO DO STF,  EXAMINE
A CENSURA,  IMPOSTA DRASTICA E DRACONIANAMENTE 
PELO PRESIDENTE TOFFOLI
 
5 ministros já repudiaram corajosamente essa esdrúxula, insensata e
incoerente censura á liberdade de imprensa e de expressão, atingindo
mortalmente a democracia. No momento está pintando um outro 6 a 5,
constante nas ultimas votações, caracterizando a divisão do mais alto
tribunal do país. Mas já são muitos. No próprio STF, que arriscam um
julgamento decidido por unanimidade, 11 a 0.
 
Base para essa expectativa: é preciso muita audácia, (mais do que
coragem) para votar e referendar o sistema de CENSURA, implantado pelo
presidente Toffoli. Não seria recuo e sim tentativa de recuperação. De
uma imagem que foi destruída por ele mesmo. E que estava mais do que
implícito e explicito, no seu passado e presente.
 
Mesmo que repudie a censura, o futuro de Toffoli está totalmente
comprometido e arruinado.
 
OS MILICIANOS CONTINUAM INDOMADOS, INDOMAVEIS, 
IMPUNES, INTOCÁVEIS.
 
Roubaram milhares de moradores das comunidades, (antigas favelas,
trocaram até o nome para valorizar o poder paralelo) assassinaram 23
ou 24 moradores. O prefeito afirmou, "vou derrubar 3 dos edifícios
construídos pelas milícias" Devia arrancar do chão perigoso, os 60
construídos irregularmente em terreno escorregadio e sem garantia.
Se não consegue arrancar 3 como esperar que o prefeito acabe com 60?
Os próprios compradores roubados, (sem falar nos assassinados)
confessam: "Não se pode protestar, reclamar, dizer qualquer coisa,
eles matam impiedosamente".
 
Perguntinha ingênua, inócua, inútil: "E o impeachment do prefeito
Crivella?".  Antes o pedido se baseava  em razões administrativas.
Agora são irrecusavelmente questões criminais.
 
NA CCJ,  BAIXARIA, TUMULTO, 12 HORAS PERDIDAS,
RETROCESSO DO GOVERNO,  (DESGOVERNO)  DO CAPITÃO
 
Começou num dia, terminou na madrugada do outro. A oposição não deu
trégua, a situação foi fazendo todas as concessões. Inclusive retirou
aquela medida complementar, que permitia anular a chamada "PEC da
bengala", que favorecia  os ministros dos tribunais superiores
ficassem na ativa até os 75 anos. Abandonaram essa ideia, com o
coração sangrando.
 
Dos 66 deputados da CCJ, 48 votaram a favor, 18 contra. Foi a falsa
batalha, a guerra começa agora, na Comissão especial. O governo se
aparelhou. Domou e dominou o centrão e os evangélicos. Cada deputado
que aprovar a reforma, receberá 40 milhões em emendas.É a "nova

política"  que entra no lugar do "troca-troca".

2 comentários:

  1. Bom dia grande Jornalista Hélio Fernandes. Eu nos meus quase 80 anos de vida, pensava que veria o meu País às mil maravilhas, não como a Noruega, a Suíça e outros países do gênero,mas que se aproximasse desses algum dia, infelizmente vejo cada vez mais meu Brasil se atolando no lodo vergonhosamente, pelas atitudes de alguns dos seus filhos vendilhões desta Pátria, rica mas ao mesmo tempo pobre de valores. Vou plagiar o ex-Senador Requião: "CANALHAS, CANALHAS, CANALHAS". Desculpe meu desabafo caro Jornalista Hélio Fernandes. Meu abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia grande Jornalista Hélio Fernandes. Eu nos meus quase 80 anos de vida, pensava que veria o meu País às mil maravilhas, não como a Noruega, a Suíça e outros países do gênero,mas que se aproximasse desses algum dia, infelizmente vejo cada vez mais meu Brasil se atolando no lodo vergonhosamente, pelas atitudes de alguns dos seus filhos vendilhões desta Pátria, rica mas ao mesmo tempo pobre de valores. Vou plagiar o ex-Senador Requião: "CANALHAS, CANALHAS, CANALHAS". Desculpe meu desabafo caro Jornalista Hélio Fernandes. Meu abraço fraterno.

    ResponderExcluir